Horário de Funcionamento

  • Seg.: 10-13hs 14-19hs.
  • Terça: 13-19hs
  • Quarta: 10-13hs.14-19hs.
  • Quinta: 13-19hs.19:30-22:30hs

Sobre

  1. O papel da clínica-escola na formação dos alunos.
  2. O papel da Clínica-Escola junto à comunidade.
  3. Quem pode ser atendido.
  4. Procedimentos.

Marcação de consulta Triagem Social 13 – End.:

Quem somos

A Clínica Psicológica da Unisepe está inserida no Serviço-Escola do Curso de Psicologia, na qual os estagiários e seus supervisores passarão a realizar diversas atividades de promoção, prevenção e cuidado em saúde mental para comunidade em geral, em modalidades individuais e em grupo

Atividades desenvolvidas

Triagem e Acolhimento

A triagem constitui o procedimento clínico padrão de encaminhamento dos pacientes que buscam os serviços de saúde, cuja função é de escuta inicial, avaliação e encaminhamento. Como ocorre na maioria das instituições de saúde, a demanda é geralmente maior do que o número de vagas oferecido, daí o papel da triagem em acolher o usuário para encaminhamento interno ou externo. O acolhimento psicológico é um tipo de intervenção psicológica que acolhe o usuário dos serviços clínicos em psicologia no exato momento de sua urgência. Desta forma, o objetivo é prestar atendimento clínico urgencial à demanda com fins de escuta, avaliação e encaminhamento.

Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico

Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemáticas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções e encaminhamentos para psicoterapias e, quando necessário, para avaliações neuropsicológicas e psiquiátricas.

Psicoterapias 

A psicoterapia é um procedimento técnico de construção de vínculo humano, baseado num referencial teórico da estrutura da personalidade, dos comportamentos e das relações interpessoais, mediante o qual o psicoterapeuta, no caso o estagiário de psicologia, procura colaborar com aquele que busca e necessita do apoio psicológico para aliviar ou melhorar suas condições atuais de vida, e assim, atingir um melhor nível de equilíbrio e desenvolvimento integral enquanto ser humano.

Avaliação Neuropsicológica 

A avaliação neuropsicológica é um procedimento que tem por objetivo investigar por meio de instrumentos (testes, baterias, escalas) padronizados para avaliação das funções cognitivas o desempenho de habilidades como atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, processamento da informação e atividade motora fina dos pacientes, buscando elucidar os distúrbios que podem estar levando a alterações cognitivas específicas como gnosias (reconhecimentos de objetos), amnésias e demências, déficits de atenção e outras patologias. O objetivo deste serviço é a construção do diagnóstico para encaminhamento externo, acolhimento e diminuindo o sofrimento do público alvo.

Orientação Profissional

A Orientação Profissional pode ser descrita como um processo facilitador para a escolha profissional, que engloba o autoconhecimento e o conhecimento das atividades profissionais. A orientação profissional requer um conjunto de práticas destinadas ao esclarecimento da problemática relacionada com a escolha da carreira. Trata-se de um trabalho preventivo cujo objetivo consiste em providenciar os elementos necessários para possibilitar a melhor escolha para cada sujeito.

Responsável Técnico do Serviço-Escola de Psicologia  
Responsável Técnico – Psicólogo Dr. Luciano Fiscina

Comunidade

  • A clínica-Escola frente ao seu compromisso social.
  • Campanhas Nacionais de Prevenção e as Cores das Doenças.
  • Ações Comunitárias.
  • Promoção de Conscientização para prevenção primária.