Objetivos do curso:

  • Revisitar os métodos de ensino que perpassam a formação do profissional da educação;
  • Refletir sobre os aspectos positivos e negativos dos métodos de ensino ao longo da história da educação no Brasil;
  • Identificar os benefícios e as fragilidades do ensino tradicional;
  • Identificar os benefícios e as fragilidades das metodologias ativas;
  • Compreender a importância do uso das metodologias ativas aliada ao desenvolvimento de habilidades e competências em um mundo contemporâneo;
  • Refletir sobre a utilização da metodologia de acordo com os exemplos apresentados;
  • Conhecer as principais etapas da aprendizagem baseada em resolução de problemas.

 

Público alvo:

  • Professores da rede de ensino da Prefeitura de Cajati.

 

Conteúdo programático:

Módulo 1: Discutindo as práticas tradicionais de ensino

  • Pedagogia x Andragogia;
  • O papel da Educação na construção das bases cognitivas e afetivas.

 

Módulo 2: Conceituando as metodologias ativas de ensino

  • A aprendizagem baseada na resolução de problemas;
  • As metodologias ativas e a construção dos saberes em ambientes de aprendizagens;
  • Aprendizagem baseada em problemas – O que diz a BNCC.
  • Design thinking;
  • Ensino híbrido (blended learning);
  • Gamificação;
  • Cultura maker;
  • Aprendizagem entre times (team based learning).

 

Módulo 3: Metodologias ativas na prática (Estações de Trabalho)

  • Estações de trabalho em sala de aula – vivenciando a teoria com foco interdisciplinar;
  • Gamificação – Os jogos e suas regras nas diversas áreas do conhecimento;
  • Desafios da matemática em sala de aula – O ensino por meio de jogos;
  • Desafios da língua portuguesa em sala de aula – O ensino por meio de jogos.

 

Metodologia do curso:

  • O curso será realizado por meio de aula presencial, com imersão nos fundamentos da educação e do processo de ensino-aprendizagem. Serão oportunizadas aos participantes atividades práticas envolvendo o uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem.