Objetivos do curso:
- Revisitar os métodos de ensino que perpassam a formação do profissional da educação;
- Refletir sobre os aspectos positivos e negativos dos métodos de ensino ao longo da história da educação no Brasil;
- Identificar os benefícios e as fragilidades do ensino tradicional;
- Identificar os benefícios e as fragilidades das metodologias ativas;
- Compreender a importância do uso das metodologias ativas aliada ao desenvolvimento de habilidades e competências em um mundo contemporâneo;
- Refletir sobre a utilização da metodologia de acordo com os exemplos apresentados;
- Conhecer as principais etapas da aprendizagem baseada em resolução de problemas.
Público alvo:
- Professores da rede de ensino da Prefeitura de Cajati.
Conteúdo programático:
Módulo 1: Discutindo as práticas tradicionais de ensino
- Pedagogia x Andragogia;
- O papel da Educação na construção das bases cognitivas e afetivas.
Módulo 2: Conceituando as metodologias ativas de ensino
- A aprendizagem baseada na resolução de problemas;
- As metodologias ativas e a construção dos saberes em ambientes de aprendizagens;
- Aprendizagem baseada em problemas – O que diz a BNCC.
- Design thinking;
- Ensino híbrido (blended learning);
- Gamificação;
- Cultura maker;
- Aprendizagem entre times (team based learning).
Módulo 3: Metodologias ativas na prática (Estações de Trabalho)
- Estações de trabalho em sala de aula – vivenciando a teoria com foco interdisciplinar;
- Gamificação – Os jogos e suas regras nas diversas áreas do conhecimento;
- Desafios da matemática em sala de aula – O ensino por meio de jogos;
- Desafios da língua portuguesa em sala de aula – O ensino por meio de jogos.
Metodologia do curso:
- O curso será realizado por meio de aula presencial, com imersão nos fundamentos da educação e do processo de ensino-aprendizagem. Serão oportunizadas aos participantes atividades práticas envolvendo o uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem.